Falência dos Rins: é uma Epidemia Mundial

            

            

             As doenças renais atingem quase 20 milhões de brasileiros e cerca de 90% deles não sabem disso.  Os Rins quando doentes são silenciosos e o doente só sente que algo está errado quando mais de 50% dos rins estão comprometidos.

             A Organização Mundial da Saúde (OMS) já instituiu no mundo todo o Dia Mundial do Rim, para o mês de março de cada ano, para alertar sobre os riscos de doenças renais que está em epidemia crescente.  Mais de 70 países, e centenas de cidades no Brasil já fixaram data ou semana de Alerta para Doenças Renais.

             Os rins trabalham em silêncio, mas tem várias funções importantes: ele filtra todo o lixo que ingerimos junto com nossos alimentos, o lixo que nosso organismo produz no dia a dia, e é o principal regulador da Pressão Arterial em nosso sistema circulatório.

             Além disso os rins são responsáveis por fabricar os glóbulos vermelhos do sangue (hemáceas) para evitar que tenhamos anemia, através da fabricação de um hormônio Eritropoetina.   Os rins tamém são o pedreiro dos ossos, pois fabrica a Vitamina D3, responsável pelo desenvolvimento dos ossos, ou pela osteoporose se estiver com deficiência.

             Assim, se os rins estão doentes, podemos ter Pressão Alta, Anemia, Osteoporose, dores ósseas, gastrite, úlcera, fraqueza geral, perda de memória, pois todo o lixo que vai se acumulando em nosso corpo, por falha dos rins, afetam todos os órgãos, até o momento de se depender de Hemodiálise (filtração do sangue através de uma máquina ou rim artificial).  Isto está aumentando no mundo todo, e hoje até 15 pessoas em cada 100 estão com doença nos rins, e não sabem.

Gostar de Viver

livro@gostardeviver.com.br

Para falar conosco: